Evento realizado Expo Center Norte é o mais abrangente encontro dedicado à infraestrutura viária e rodoviária do Brasil, consolidando-se como um dos mais relevantes no âmbito da infraestrutura e construção.
A Paving Expo engloba também o Congresso de Infraestrutura e Construção, a Paving Conference, proporcionando debates de alta qualidade com especialistas do setor. A abertura foi realizada na manhã do dia 22 de outubro, com a presença de autoridades e representantes do setor de obras rodoviárias. A BRASINFRA participou do evento com um estande para receber suas empresas associadas e entidades parceiras.
O presidente da BRASINFRA, José Alberto Pereira Ribeiro, falando em nome das 13 entidades sindicais associativas voltadas para a infraestrutura, enalteceu o crescimento verificado nas obras rodoviárias realizadas com investimentos privados, salientando, entretanto, que há ainda a parte de obras públicas, que dependem de investimentos dos estados, Governo Federal e municípios.
“No momento que estamos dobrando o volume das estradas no sistema de concessões, os estados vão ter necessidade de recursos para aumentar a sua capacidade e manter a segurança e conservação rodoviária.” Ribeiro também comentou sobre a necessidade de o setor ampliar a sua mão de obra qualificada, o que não ocorre do dia para a noite.
“Nós que somos construtores, prestadores de serviço, de infraestrutura, sabemos que sem as empresas do setor, todo plano de governo é apenas papel”, afirmou o presidente da BRASINFRA.
O presidente do SINICESP, Luiz Albert Kamilos afirmou que as empresas paulistas estão preparadas para receber o aumento no volume de obras, por mais grandioso que seja, pois, as empresas brasileiras sempre foram as melhores do mundo em execução de obras no setor da construção pesada.
Ele salientou que o setor enfrenta alguns desafios, entre eles, as mudanças impostas pelas regulamentações da nova lei de licitações, o que não impediu crescimento da infraestrutura. “Tenho certeza de que as empresas vão tocar as obras e vamos conseguir formar mão de obra à altura dos novos equipamentos que estão aí”, disse Kamilos.
DER- SP
Falando sobre as ações do governo do estado de São Paulo, no setor rodoviário, o Superintendente do DER, Sérgio Codelo, informou que enviará para a Assembleia Legislativa um novo projeto de lei para a criação do Departamento Estadual de Infraestrutura, que vai englobar vários modais e atividades hídricas.
Segundo Codelo, quem percorre as rodovias de São Paulo e quem frequenta O DER-SP sabe que o departamento não é um competidor das concessionárias. “Na verdade, a concessão é um modelo de negócio que o estado de São Paulo precisa. A gente não pode prescindir das concessões”.
O estado de São Paulo ainda tem 36 municípios sem rodovia municipal de ligação. A proposta é fazer ainda este ano convênio com os prefeitos para que o DER possa administrar, fazer a manutenção das rodovias e futuramente estadualizar as rodovias, afirmou o Superintendente.
Segundo Sérgio Codelo 744 pessoas morreram nas rodovias estaduais no ano de 2023, e o compromisso do DER é reduzir em 50% a quantidade de vítimas até 2030, somente com atividades de manutenção de rotina nas rodovias, com ações de limpeza de placa, corte, poda de árvores, limpeza do sistema de drenagem, ou seja. nada sofisticado, nada novo, segundo o Superintendente.
“São Paulo investiu 6 bilhões de reais em rodovias do ano passado para esse ano. Nós temos agora, em contratos já em licitações para serem lançadas, outros 6 bilhões de reais”. A exemplo do que havia dito na edição de 2023, da Paving Expo, o superintendente do DER, encerrou seu pronunciamento aos representantes do setor com a mensagem: “Liguem as máquinas”.