BRASINFRA participa do principal encontro do setor de projetos e consultoria do Brasil

O ENAENCO – Encontro Nacional da Arquitetura e Engenharia Consultiva é um dos mais estratégicos fóruns de debate, articulação institucional e geração de oportunidades para empresas e lideranças da arquitetura e engenharia consultiva.

Durante os dias 04 e 05 de setembro, a cidade de Brasília — o coração das decisões políticas do país — foi o palco de discussões de alto nível sobre os rumos do setor, com a presença de autoridades, especialistas e representantes do mercado, durante a realização da décima edição do ENAENCO – Encontro Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva

Após solenidade de abertura do evento realizada em conjunto com a Conferência Internacional do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, foi apresentado o painel “O bom Projeto como aliado dos Tribunais de Contas: Eficiência e Qualidade nas Obras Públicas” com palestra do Ministro Benjamin Zymler do Tribunal de Contas da União.

Em seu pronunciamento, o Ministro do TCU abordou vários assuntos, entre eles, o alto percentual de obras paralisadas no Brasil (atualmente 50%); o trabalho de fiscalização do TCU com cursos formando mais de mil profissionais; a Lei 14.133 sua aplicabilidade como Lei Geral e a liberdade dos Estados e Prefeituras, o que gera distorções. Alertou, ainda, para a falta de planejamento e de bons projetos e suas consequências, bem como o uso indevido da ata de registro de preços.

Ainda no primeiro dia de evento, o Secretario Extraordinário da Reforma Tributária, Bernard Appy, participou do   Painel “Impactos da Reforma Tributária no setor de Arquitetura e Engenharia Consultiva“. Ao discorrer sobre o tema, destacou o conceito básico de que tudo que é tributado é creditado.

O presidente da BRASINFRA, José Alberto Ribeiro participou, no período da tarde, do painel: ” Sinergia entre Entidades da Cadeia Produtiva da Construção ” que discutiu a importância da união, do trabalho conjunto e integrado das Entidades do setor da Construção na definição das ações em prol do melhor ambiente de negócios para projetistas, engenharia consultiva e para as construtoras executoras das obras.

Manifestaram-se nesse sentido, dando exemplo de “cases” o presidente do SINAENCO e VP da BRASINFRA, Russell Ludwig; o representante do Sinduscon/DF (CBIC) Pedro Ferreira; presidente da ANETRAMS Luciana Dutra. O presidente da BRASINFRA também apresentou a estrutura e propósitos da BRASINFRA em prol da infraestrutura nacional.

Ainda neste dia de evento foram realizados os painéis: “O papel da Arquitetura e da Engenharia Consultiva na transformação das Cidades“; “Open BIM, I.A, Transformação Digital: futuro da engenharia e impactos na receita” e o Painel sobre as “Oportunidades de Negócios na Infraestrutura Rodoviária” com representante da ANTT. O diretor administrativo e financeiro da BRASINFRA, Carlos Laurito também participou do X ENAENCO.

No segundo dia, o principal painel tratou da “Crise de Talentos: O futuro da Arquitetura e Engenharia” com a moderação de Eduardo Nartelli (VP do SINAENCO) e os painelistas Francis Franco (CONFEA/CREA); Artur Brito (FIDIC); Valdir Oliveira (SINAENCO/RJ); e Ricardo Meira (CAU/DF). O debate destacou as atuais dificuldades de atração e retenção de arquitetos e engenheiros; oportunidades de empregabilidade; condições de trabalho; interação com a sociedade; preferência por outras atividades de alta rentabilidade em curto prazo e independência, entre outros obstáculos.

O presidente da BRASINFRA, José Alberto Ribeiro comentou que os temas são recorrentes no dia a dia das construtoras e afetam diretamente no desafio de cumprir os projetos e os cronogramas das obras. Alertou que a BRASINFRA debate a questão e que o encaminhamento de uma solução passa necessariamente pelo engajamento das entidades representativas do setor.

Russell Ludwig, presidente do SINAENCO; Carlos Mingione, VP SINAENCO e Conselheiro da BRASINFRA; Luciana Dutra, presidente da ANETRAMS; José Alberto Ribeiro, presidente da BRASINFRA e Carlos Laurito, diretor executivo da BRASINFRA
Francis Franco (CONFEA/CREA); Ricardo Meira (CAU/DF); Artur Brito (FIDIC); Eduardo Nartelli (VP do SINAENCO); e Valdir Oliveira (SINAENCO/RJ)
Ministro Benjamin Zymler do Tribunal de Contas da União
Bernard Appy, – Secretário Extraordinário da Reforma Tributária
Rolar para cima