O Secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab participou da reunião do Grupo Reformar para Mudar, em 6 de março, realizada a sede do Instituto de Engenharia.
A abertura do evento contou com os pronunciamentos do presidente do Secovi-SP, Rodrigo Luna, o presidente do Instituto de Engenharia, Paulo Ferreira. O SINICESP foi representado na reunião pelo seu presidente Luiz Albert Kamilos. A BRASINFRA foi representada pelo seu diretor administrativo, Carlos Laurito.
Gilberto Kassab ressaltou as três principais frentes de ação do governo estadual: ocupação desordenada, segurança pública e valorização do SUS. O secretário informou ainda que a questão da Reforma tem que começar pela simplificação e redução das alíquotas.
Segundo Kassab, o ideal seria implementar primeiro a reforma administrativa para ter uma significativa redução de custos, e depois entrar com a reforma tributária, para assim, ter uma melhor eficiência. Mas, acima de tudo, o foco é que o estado de SP não seja atingido de forma negativa. Para ele é preciso agir com muita cautela nesta situação.
Entre os temas debatidos pelos participantes estavam: tragédia no litoral paulista, Reforma Administrativa, marco regulatório do saneamento, eleições municipais em 2024 e operação Cidade Limpa, implementada pelo secretário quando foi prefeito de São Paulo.
O presidente do SINICESP, Luiz Albert Kamilos destacou a importância de investimentos públicos no setor da infraestrutura paulista e nacional. Nesse sentido, argumentou ao Secretário Kassab sobre a continuidade do Plano de Obras do governo paulista, considerando que existem recursos financeiros no orçamento de 2023.
Em resposta, Kassab disse que haverá o maior um volume de investimentos dos últimos 20 anos. Citou também a retomada das obras do Rodoanel, Sabesp, plano de obras rodoviárias, bem como no setor da educação. O Governo estadual pretende compartilhar a gestão com os municípios paulistas.
A Frente Reformar para Mudar, que conta com a participação de 34 entidades, foi formada em 2017 e tem como objetivo contribuir com propostas sobre assuntos de interesse nacional.