Reunião da Brasinfra é realizada no Sinicesp em São Paulo

A Associação Brasileira dos Sindicatos e Associações de Classe de Infraestrutura – BRASINFRA realizou mais uma reunião ordinária com os representantes das entidades que compõe a Associação. A reunião ordinária ocorreu no dia 09 de agosto, na sede do Sinicesp, em São Paulo.

Foram diversos os temas constantes na pauta dos trabalhos. Após a deliberação de questões administrativas, o presidente da entidade, Emir Cadar Filho deu as boas-vindas aos representantes da nova entidade associada, a ( Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração -  Sobratema, que passa a fazer parte da Brasinfra. Também foi destacada e acolhida a presença do novo presidente da Aneor, Ronald Velame.

Em virtude do ingresso à Brasinfra, o presidente da Sobratema, Afonso Mamede fez uma apresentação da entidade, citando dados históricos, números, abrangência e estruturação da entidade.

Outros dois assuntos foram debatidos no encontro: a tramitação da nova Lei de Licitações e os aumentos sucessivos  do asfalto promovidos pela Petrobras e as ações adotadas pelas entidades para a recomposição dos preços do produto nos contratos de obras públicas.

Sobre a questão do asfalto, o presidente da Aneor relatou sobre as iniciativas da Associação, com demais  entidades da infraestrutura na busca de uma solução. Uma delas é o trabalho desenvolvido junto ao Dnit, que poderá resultar  na publicação de uma Instrução de Serviço – IS para aplicação nos contratos firmados com aquele órgão federal.

Referente à Lei de licitações, há, segundo Evaristo Camelo, presidente do Sinicon, uma expectativa que a nova proposta em análise na Câmara dos Deputados  seja votada ainda este ano, após as eleições.

Ainda durante o encontro da Brasinfra, o presidente Emir Cadar Filho mostrou aos representantes de entidades associadas as informações que seriam apresentadas por ele, naquele mesmo dia, no Fórum de Infraestrutura da Sobratema. 

A reunião também serviu para que todos os presentes tomassem conhecimento do estudo denominado de Programa de Investimentos Estruturantes, desenvolvido pelo Sinicesp e que será entregue aos principais candidatos à Presidência da República.

A  Brasinfra é hoje composta pela união das entidades: ACEOP (Associação Catarinense dos Empresários de Obras Públicas); AEERJ (Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro); ANEOR (Associação Nacional das Empresas de Obras Rodoviárias); SICEPOT-MG (Sindicato da Indústria da Construção Pesada no Estado de Minas Gerais); SICEPOT/PR (Sindicato da Indústria da Construção Pesada no Estado do Paraná); SINAENCO (Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva); SINCONPE-CE (Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Ceará); SINDICOPES (Sindicato da Indústria da Construção Pesada no Estado do Espírito Santo); SINICESP (Sindicato da Indústria da Construção Pesada no Estado de São Paulo); SINICON (Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada) e SOBRATEMA ( Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração).